Tratamentos específicos
Cuidados Pós Operatórios:

A atenção e os cuidados pós-operatórios são com certeza um dos fatores decisivos para o sucesso de uma cirurgia na coluna vertebral. Para tanto, o paciente deve ser orientado de forma adequada e questionar seu médico sempre que surgirem dúvidas à respeito da boa evolução pós-operatória.

MEDICAMENTOS:
No momento da sua alta hospitalar, você receberá uma prescrição adequada com os medicamentos até seu retorno para avaliação pós-operatória, que na maioria das vezes é entre uma e duas semanas. É importante seguir as orientações desta receita. Tenha certeza de que você avisou seu médico sobre qualquer medicação a qual você é alérgico ou por outro motivo não tolera (gastrite, por exemplo).

CUIDADOS COM A INCISÃO CIRURGICA:
Não há necessidade de uso de medicações tópicas sobre a ferida, a não ser que você seja orientado a tomar algum cuidado específico.
Ao tomar banho, proteja a área da cirurgia com uma cobertura plástica disponível na maioria das farmácias, ou simplesmente cubra com um plástico limpo preso a pele por fita adesiva (tipo micropore).
Avise seu médico caso perceba secreção excessiva, aumento de volume ou mudança na cor da pele ao redor da área operada (calor e/ou vermelhidão).
Os pontos de sutura geralmente são retirados em 10 à 15 dias após a cirurgia. Em muitos casos são utilizados fios absorvíveis, que não necessitam ser removidos.

INTRUÇÕES À FAMÍLIA:
Apesar de qualquer cirurgia na coluna ser delicada e complexa, você será capaz de realizar seus cuidados pessoais praticamente sozinho alguns dias após a cirurgia. Não há a necessidade de ter membros da família presentes todo o tempo. Você pode necessitar de ajuda para preparar refeições, trocar curativos, fazer compras, mas cuidado em tempo integral geralmente não é necessário.

RETORNO PARA CASA:
Se você vai retornar à sua casa de carro, sente na ponta do banco e gire seu corpo e coloque uma perna de cada vez dentro do carro. Recline o assento se possível, sempre utilizando o cinto de segurança de maneira adequada. Um par de travesseiros pode aumentar seu conforto e ajudá-lo a encontrar uma posição confortável. Programe paradas a cada 45-60 minutos, saia do carro e caminhe um pouco. Isto pode prolongar a viagem, mas seu conforto é mais importante que a velocidade nesse momento.

VIAGEM DE AVIÃO:
Escolha um assento no corredor, para que não haja necessidade de passar por outros passageiros,caso você queira levantar e caminhar um pouco. Não carregue bagagens!

EM CASA:
Tenha cuidado para não se exceder tentando voltar às suas atividades de uma só vez. Seu grau de atividade será determinado pelo seu médico a cada reavaliação.
EVITE INCLINAR-SE, CARREGAR PESO OU GIRAR O CORPO ABRUPTAMENTE!

DIRIGINDO:
Voltar a dirigir é geralmente uma grande preocupação. Inicie dirigindo por pequenos períodos, de 20 minutos a meia hora, a partir da segunda semana. À medida que você se sentir mais seguro, discuta com seu médico a possibilidade de dirigir por períodos mais prolongados.

ARTRODESE CERVICAL:
Se você foi submetido a uma artrodese cervical, tenha mais cuidado, pois você estará utilizando um colar cervical, que vai limitar sua visão periférica. Não dirija até que você tenha certaza que não está pondo sua segurança e a de outros em risco.

COMO SENTAR:
Tanto no carro como assitindo TV, tente limitar seu tempo sentado a 20 minutos durante as duas primeiras semanas. Após este período, aumente gradualmente seu tempo, levando em conta seu grau de conforto. Lenvante-se e caminhe por dois a três minutos antes de sentar-se novamente. Um travesseiro ou um suporte para a região lombar podem auxiliá-lo a encontrar uma posição confortável.

ATIVIDADES FÍSICAS:
Repouso é importante, mas manter-se ativo também. Você deve iniciar um programa de caminhadas o mais cedo possível. Comece com caminhadas ao redor da casa nos primeiros dias. Repita a caminhada pelo menos 5 vezes ao dia por pequenos períodos. Após recuperar confiança e equilíbrio, comece a caminha pelo menos duas quadras. Seu objetivo deve ser 1,5Km em meia hora em poucas semanas após a cirurgia. Um programa de exercícios será enfatizado a você por seu médico e fisioterapeuta no momento apropriado de sua reabilitação.

BANHOS:
Você poderá tomar banhos de chuveiro quase imediatamente após sua cirurgia. Banhos de banheira não são recomendados nas primeiras semanas pelo problema de entrar e sair dela, e por submergir a área operada. Uma sugestão: utilize um tapete antiderrapante para evitar que você escorregue ou perca equilíbrio.

ATIVIDADES EM CASA:
Algumas atividades são mais difíceis, mais a maioria de suas atividades em casa podem ser retomadas logo após a cirurgia, de forma gradual, por um período de 4 a 6 semanas. Não tente se testar neste período. Prossiga com atividades onde você se sente confortável e que não sejam prolongadas, caso você precise interrompê-las.

LEVANTANDO PESO:
Provavelmente já havia limitação para isto antes da cirurgia, e deve haver o mesmo cuidado durante sua reabilitação. Limite-se a cargas de no máximo 5 kg no primeiro mês pós-operatório, e não exceda 10 kg até que seu médico julgue adequado. Sempre lenvante pesos utilizando as pernas e não a coluna, e mantenha a carga sempre próxima ao seu corpo.

ATIVIDADES SEXUAIS:
Geralmente, atividades sexuais podem ser retomadas 2 semanas após a cirurgia. utilize a posição em que você se sentir mais confortável, evitando girar a coluna ou suportar peso.

COLAR CERVICAL:
Existem diversos tipos de colar cervical, para cada tipo de cirurgia. Seu médico deve informá-lo sobre tipo de colar e tempo de uso.

 

Home | Dr. Fernando | Coluna | Tratamentos | Dicas | Links | Fotos de convenções | Textos | Contato
© 2014 Dr.Fernando Gritsch Sanchis